- Danton Ferreira Vellenich
Tailândia – Nos inspirando na vida de nômades digitais
Atualizado: 18 de Mar de 2019
Chiang Mai na Tailândia é uma das cidades mais populares para as pessoas que trabalham atualmente no mundo digital e que por isso não precisam ter um endereço fixo, que se nomeiam nômades digitais.

Se ficou curioso, dê uma olhada nesse site com essa e outras cidades que os nômades listam e avaliam como bons ambientes para trabalharem e viverem.
Nosso objetivo nesta parada foi conhecer um pouco mais deste estilo de vida e nos desafiar a trabalhar remotamente. O estilo não trouxe tanta novidade para a Lu, que já estava fazendo isso em São Paulo nos últimos 3 anos.


Com relação à vida e rotina do dia a dia, foi um período muito tranquilo, que conseguimos nos organizar em relativamente poucos dias. Escolhemos para viver um apartamento no coração de Chiang Mai, em Nimman, que é o bairro mais popular e moderno da cidade. O apartamento tinha 25m2, o que nos desafiava a colocar nossa vida cabendo dentro deste espaço, mas o condomínio com piscinas e área para as crianças correrem, nos davam ótimo suporte.
Rapidamente já tínhamos encontrado supermercados, coworkings e espaço de diversão. Destaque para o Maya Shopping, que estava ao nosso lado, cruzando duas avenidas, e que ainda por cima brilhava em frente a nossa janela – provavelmente o maior telão que já iluminou meu sono.

A Tailândia tem uma cozinha muito boa, reconhecida internacionalmente pelos seus pratos, e também muito barata para um viajante. Por isso, revezávamos entre um período cozinhando e outro aproveitando as comidas da rua. Aliás, em frente ao nosso prédio estava localizado um mercado muito bem organizado de comidas de rua, que adorávamos encontrar deliciosas comidas e de vez em quando descobrir coisas diferentes. (Mas não tão diferentes, como escorpião e cachorro, viu tia Dina?! Kk) .Ali também tinha um show de luzes que acontecia diariamente às 19h e 21h, que tinha duração apenas de 2 minutos, mas fazia um enorme sucesso com as crianças, seja pela ansiedade da espera, os sons e os desenhos projetados. Era lindo ver os olhinhos brilhando durante o show e os coraçõezinhos ansiosos antes.



Com relação ao trabalho, não nos aventuramos em todos os sites e serviços que poderíamos, concentramos nosso foco na nossa rede de contato mais próxima e atividades que pudéssemos conciliar com nossa rotina dividida entre crianças e trabalho. Tivemos um resultado satisfatório, podendo faturar uma ou outra atividade freelance, além de trabalhar no nosso blog e outros textos.
A rede de contatos em Chiang Mai pode potencializar aqueles que estão bem focados nos trabalhos e pelo que percebi em especial neste momento os temas de fotografia e design. Para nós, que não nos dedicamos tanto no mergulho neste universo, foi ótimo passear por lá para nos inspirar com idéias criativas e empreendedoras.
Além disso, ainda pudemos nos organizar para passear e conhecer diversos templos budistas descobrindo um pouco mais sobre a religião/filosofia, tribos e culturas diferentes, passeios de aventura e claro as praias paradisíacas do sul da Tailândia, que serviu de escala de 1 semana antes da nossa chegada em Chiang Mai.
Ah! E ainda por cima, estávamos por la justo no ano novo chinês, que foi o mais animado que passamos até aqui. Confira tudo isso lá no nosso instagram com as melhores fotos!


